Arquivo do Autor

Águas de Timon realiza parada programada neste domingo (23) para melhorias no sistema de abastecimento

Postado por [email protected] em 20/nov/2025 -

Timon, 20 de Novembro de 2025– A Águas de Timon vai realizar, neste domingo (23), um conjunto de melhorias estruturais no sistema de abastecimento da cidade. As intervenções fazem parte do planejamento de modernização da infraestrutura e têm como foco reforçar a segurança, a eficiência e a estabilidade do fornecimento de água.Os serviços acontecem das 14h às 21h.
A intervenção contempla a substituição completa do conjunto motor-bomba, equipamento fundamental para garantir eficiência na captação e distribuição de água. Também serão executadas melhorias nos painéis elétricos, sistemas mecânicos e dispositivos de automação, que permitem maior precisão no controle e na operação dos equipamentos.
O objetivo é reforçar o desempenho do sistema, aumentar sua robustez e garantir mais segurança e estabilidade no abastecimento , especialmente em momentos de maior demanda. Trata-se de uma ação preventiva que contribui para um funcionamento mais confiável a longo prazo. Essas intervenções fazem parte do trabalho contínuo de manutenção preventiva e modernização da infraestrutura, com foco em ampliar a robustez do sistema e garantir mais estabilidade ao abastecimento, especialmente nos períodos de maior demanda.
A diretora-executiva da Águas de Timon, Gabriela Coutinho, destaca que o investimento nessas melhorias é fundamental para a qualidade do serviço prestado.
“Estamos realizando intervenções que fortalecem diretamente a eficiência do sistema. Sabemos que uma parada programada pode trazer algum incômodo momentâneo, mas ela é necessária para garantir que o abastecimento funcione com mais segurança e previsibilidade . Nosso compromisso é manter a cidade bem assistida, com uma estrutura preparada para atender o crescimento de Timon”,
Durante esse período, o abastecimento poderá apresentar intermitências nos bairros: Cocais, Flores, Bela Vista, Loteamento Boa Vista, Parque União, Parque Piauí II, Centro Operário, Vila Elda Maria, Residencial Venâncio, Pedro Ceará, Marimar, Karina, Joaquim Pedreira e Conjunto Boa Vista.
A concessionária orienta que os moradores das áreas mencionadas reservem água para o período da manutenção. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento será retomado de forma gradativa.
A Águas de Timon reforça seu compromisso com a melhoria contínua do sistema e agradece a compreensão da população.

Águas de Teresina e Águas de Timon lançam 6º Prêmio de Jornalismo Ambiental e convidam profissionais da imprensa a participarem 

Postado por [email protected] em 19/nov/2025 -

Timon, 19 de Novembro de 2025- As Águas de Teresina e Águas de Timon lançaram o 6º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, iniciativa conjunta que tem como objetivo reconhecer profissionais da imprensa que contribuem para ampliar o debate público sobre saneamento básico. Com o tema “O Saneamento Salva. Como?”, a edição incentiva a produção de conteúdos que demonstrem, de forma qualificada, os efeitos da expansão dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário na vida da população e no desenvolvimento das cidades. 

A premiação contempla trabalhos veiculados em jornais, rádios, emissoras de TV, portais, redes sociais e demais veículos de comunicação do país, desde que tratem de Teresina e Timon. O período de publicação válido para participação vai de 1º de janeiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, e as inscrições são gratuitas, realizadas exclusivamente pela plataforma oficial do prêmio(www.premiodejornalismoaguas.com.br), até o dia 28 de fevereiro de 2026. Podem concorrer profissionais da imprensa e estudantes de Comunicação Social/Jornalismo.  

Para Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina e Águas de Timon, o prêmio reforça a necessidade de aproximar o saneamento das discussões públicas: “A ampliação do tratamento de esgoto e distribuição da água tratada muda indicadores de saúde, valoriza territórios e organiza o crescimento da cidade. O jornalismo tem um papel essencial ao traduzir esses impactos para a população, mostrando o que mudou, e o que ainda precisa avançar”, afirma. 

 As inscrições são gratuitas e contemplam as categorias: 

• Jornalismo Impresso 

• Rádio Jornalismo 

• Telejornalismo 

• Webjornalismo 

• Fotojornalismo 

• Mídias Digitais 

Todos os trabalhos concorrem automaticamente ao Grande Prêmio de Jornalismo Ambiental, que premia o melhor conteúdo do ano com R$ 8 mil. Ao todo, os vencedores das categorias tradicionais recebem R$ 6 mil para primeiro lugar e R$ 4 mil para segundo lugar. A categoria Mídias Digitais, que também contempla acadêmicos de jornalismo, conta com premiação única de R$ 4 mil. 

O prêmio surge em um momento de avanços significativos nos dois municípios do Piauí e Maranhão. Em Teresina, a cobertura de esgotamento sanitário triplicou nos últimos oito anos, passando de 19% para 59%, com meta de atingir 90% até 2033, conforme o Marco Legal do Saneamento. Já em Timon, o abastecimento de água foi universalizado e a rede de esgoto passou de 0% para 51%, com mais de 294 km instalados e atendimento a mais de 20 bairros. Para se inscrever e acessar o regulamento completo: www.premiodejornalismoaguas.com.br 

Comunicado | Funcionamento feriado Dia da Consciência Negra  

Postado por [email protected] em 19/nov/2025 -

A Águas de Timon informa que, em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, a loja de atendimento presencial estará fechada. O atendimento retornará na sexta-feira (21). 

Os clientes que necessitarem de suporte poderão entrar em contato por meio do 0800 595 8888, que segue em operação 24 horas por dia, tanto por ligação quanto pelo WhatsApp. 

Mais de 5 mil famílias voltam a ter água tratada em Timon após execução do projeto Religados 

Postado por [email protected] em 18/nov/2025 -

Timon, 18 de Novembro de 2025–  Desde março deste ano, o projeto Religados vem mudando a realidade de milhares de moradores de Timon que estavam com o abastecimento suspenso. Em pouco mais de oito meses, 5.170 imóveis já foram religados, garantindo às famílias o retorno de um serviço essencial para saúde, dignidade e qualidade de vida. 

A iniciativa é desenvolvida pela Águas de Timon em parceria com a Prefeitura e foi criada para atender consumidores que tiveram o fornecimento interrompido até 13 de março de 2025. O programa oferece condições facilitadas para a regularização de débitos, incluindo isenção de taxa de religação, possibilidade de parcelamento e, em casos específicos, benefícios adicionais por meio da Tarifa Social. 

O Religados concentra atendimentos em regiões com maior vulnerabilidade social. Entre os bairros com maior número de imóveis religados estão Parque Piauí, Cidade Nova 1, Parque Alvorada, São Benedito e Novo Tempo. 

 Para a gerente de Operações da Águas de Timon, Sharon Bezerra, o impacto do projeto vai além dos números. 

“Quando a água volta, a vida volta junto. A gente sabe o que isso representa dentro de casa, na saúde da família e na rotina de quem depende do serviço. O Religados foi criado para dar uma nova chance aos moradores, com condições possíveis e respeito à realidade de cada um”, afirma. 

 Podem solicitar a religação os clientes que tiveram o abastecimento suspenso antes de março de 2025 e que desejam regularizar a situação. O atendimento pode ser feito na loja da concessionária (Av. Presidente Médici, 718 – Parque Piauí), pelo 0800 595 8888 (24h) ou pelos canais digitais. 

 Com os resultados já alcançados, a concessionária pretende ampliar o alcance da iniciativa nos próximos meses, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade e reforçando o compromisso de universalizar o acesso à água tratada em Timon. 

Programas sociais da Águas de Timon ampliam acesso à água tratada e beneficiam famílias em vulnerabilidade 

Postado por [email protected] em 06/nov/2025 -

Timon, 06 de Novembro de 2025- A Águas de Timon tem ampliado o alcance de suas iniciativas voltadas à inclusão social e ao acesso à água tratada no município. Somando esforços entre as Tarifa Social e Especial, a concessionária vem garantindo que cada vez mais famílias em situação de vulnerabilidade possam manter o serviço essencial em dia e com valores acessíveis. 

Implantada no início deste ano, a Tarifa Especial já beneficia mais de mil famílias, oferecendo um valor fixo de R$ 10,00 para tarifa de água e R$ 8,00 para a de esgoto, além da isenção da taxa de esgoto. Voltada a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, a iniciativa representa um importante passo na missão da empresa de levar dignidade e qualidade de vida a quem mais precisa. 

Para garantir que os benefícios cheguem as famílias elegíveis, a Águas de Timon tem atuado de forma próxima às comunidades. Neste ano, 25 mutirões de cadastro foram realizados em diversos bairros da cidade, facilitando o acesso e orientando os moradores sobre os critérios do programa. 

“Essas ações fortalecem nossa atuação social e aproximam a empresa das comunidades. Benefícios como a Tarifa especial e social asseguram que a água tratada chegue a quem mais precisa, com condições que cabem no orçamento dessas famílias”, destaca Diecson Prado, gerente de responsabilidade social da Águas de Timon. 

A nova faixa do benefício complementa o trabalho já consolidado pela Tarifa Social, que hoje beneficia cerca de 9 mil famílias com 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Juntas, as duas tarifas representam um importante avanço na ampliação ao acesso do saneamento básico no município, contribuindo para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de milhares de timonenses. 

“Com o crescimento dos programas, reforçamos nosso compromisso de garantir acesso universal à água tratada e ao esgotamento sanitário. Acreditamos que o saneamento é um instrumento de transformação social”, ressalta Carolina Serafim, diretora presidente da Águas de Timon. 

Com ações continuas de campo e políticas de tarifa diferenciada, a Águas de Timon segue fortalecendo seu papel social e consolidando uma rede de apoio que leva mais dignidade, saúde e cidadania à população. 

Descontos de até 80% nos últimos dias do Feirão da Águas de Timon

Postado por [email protected] em 29/out/2025 -

Timon, 29 de Outubro de 2025– A Águas de Timon segue com o Feirão de Negociação, campanha que tem facilitado a regularização de contas em atraso com descontos de até 80% e parcelamento flexível. A iniciativa, que começou em 22 de setembro, entra agora em sua reta final e segue até o dia 31 de outubro de 2025, oferecendo condições especiais para clientes pessoa física.

O atendimento pode ser realizado presencialmente na loja do Parque Piauí, localizada na Avenida Presidente Médici, 718, ou pelos canais digitais da concessionária, por meio do 0800 595 8888, que atende ligações e mensagens via WhatsApp. Para participar, o cliente deve ser titular da conta ou apresentar a documentação necessária para a alteração da titularidade.

Para Paula Moretti, gerente comercial da Águas de Timon, o Feirão é uma forma de aproximar ainda mais a concessionária da população.

“Muita gente quer resolver a pendência, mas não consegue por causa dos juros acumulados. O Feirão é justamente pra isso: dar uma chance real de renegociar, com descontos que fazem diferença e atendimento simples. O foco é ajudar o cliente a resolver, não complicar ainda mais”, afirma.

Com o encerramento da campanha se aproximando, a concessionária reforça a importância de aproveitar os últimos dias para negociar. A regularização dos débitos não apenas evita cortes no abastecimento, como também contribui para a manutenção e melhoria dos serviços prestados em toda a cidade. O Feirão de Negociação segue até o dia 31 de outubro, e esta pode ser a última oportunidade do ano para garantir condições especiais de pagamento.

Comunicado | Águas de Timon – 24/10/2025

Postado por [email protected] em 24/out/2025 -

A Águas de Timon informa que realiza, nesta sexta-feira (24), uma manutenção emergencial eletromecânica no sistema de abastecimento de água do município, com início previsto para as 20h.

Durante o período de execução dos serviços, o fornecimento de água poderá ser temporariamente afetado nos bairros São Benedito, São Marcos, Formosa, Planalto Formosa, Mateuzinho, Mangueira, Santo Antônio, Centro, Mutirão, Vila Bandeirante, Cícero Ferraz, Vila Belarmino, Vila Monteiro, Vila João Reis, Vila Santa Isabel, Vila União, Vila Cidade de Deus, Vila Osmar, Vila Angélica e Parque Piauí I e II, Padre Delfino e Júlio Almeida (parcial).

O abastecimento será retomado de forma gradual, após a conclusão do serviço, começando pelas regiões mais baixas e, em seguida, pelas áreas mais altas da cidade.

A concessionária orienta que os moradores reservem água e adotem o consumo consciente durante o período da manutenção. Em caso de necessidade, os clientes podem entrar em contato com a empresa pelos canais oficiais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia: 0800 595 8888 – ligação gratuita e WhatsApp.

Águas de Timon conclui operação e soluciona 100% dos vazamentos identificados com uso de geofone  

Postado por [email protected] em 23/out/2025 -

Timon, 23 de Outubro de 2025- A Águas de Timon finalizou com êxito uma importante etapa do trabalho de combate às perdas de água no município. Todas as ocorrências de vazamento detectadas nas redes de distribuição foram solucionadas após uma ampla operação de monitoramento acústico, que percorreu 243 mil metros de rede em 15 bairros da cidade. 

O levantamento foi realizado com o uso do geofone, equipamento de alta precisão que permite identificar vazamentos não visíveis na superfície por meio da captação de sons e vibrações gerados nas tubulações pressurizadas. A partir das informações coletadas, as equipes técnicas da concessionária intervieram de forma ágil e eficaz, garantindo a correção de 268 pontos de perda, entre aparentes e subterrâneos. 

O uso do equipamento permitiu maior precisão na localização dos pontos de perda, otimizando o tempo de resposta das equipes e garantindo uma intervenção mais assertiva.  

A operação com o geofone é parte do plano estratégico da concessionária para manter a eficiência do sistema e reduzir as perdas. Em 2025, Timon alcançou uma das maiores reduções do índice de perdas do estado do Maranhão , passando de 67% para 29%, resultado sustentado por ações contínuas de monitoramento, manutenção e inovação tecnológica. 

A gerente de operações da Águas de Timon, Sheeron Bezerra explica que o geofone tem sido um grande aliado na redução de perdas e na melhoria da eficiência do sistema. 

 “Com o geofone, conseguimos ouvir o que os olhos não veem. Esse equipamento nos ajuda a localizar vazamentos ocultos e agir de forma rápida, evitando que pequenos problemas se tornem grandes desperdícios. O resultado é uma rede mais confiável e um abastecimento mais regular para a população”, destaca. 

 O uso de tecnologias como o geofonamento tem contribuído diretamente para os resultados alcançados pela concessionária.  

“Esses números mostram o quanto o investimento em inovação faz diferença. Cada metro de rede inspecionado representa um cuidado a mais com o recurso mais importante que temos, que é a água. Nossa meta é manter um trabalho contínuo, com ações preventivas e soluções cada vez mais inteligentes”, reforça Sheeron. 

 A Águas de Timon segue avançando em seu plano de modernização, com foco na detecção de perdas, manutenção preventiva e uso responsável dos recursos hídricos. A concessionária também reforça que a colaboração da população é essencial: qualquer indício de vazamento pode ser informado pelos canais de atendimento, garantindo ainda mais agilidade no serviço. 

Águas de Timon promove capacitação para professores da rede municipal com vencedor da Olimpíada de Professores de Matemática 

Postado por [email protected] em 22/out/2025 -

Timon, 22 de outubro de 2025 – A Águas de Timon, em parceria com o Instituto Aegea e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nesta quarta-feira (22) o Workshop Incentivo e Apoio da Águas de Timon | Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), no Centro de Convenções Maranhense, em Timon (MA). 

O evento contou com a presença do professor doutorando Rubens Lopes Netto, medalhista de ouro do Maranhão na primeira edição da OPMbr e integrante da turma de intercâmbio internacional realizada na Universidade Normal de Xangai, na China, em setembro de 2024. O profissional é fundador e coordenador de programas de treinamento olímpico e formação de professores em municípios do Maranhão e da Olimpíada de Matemática do Estado Maranhão (OMEM). 

Destinado a professores da rede municipal de ensino e gestores escolares, o Workshop tem como objetivo compartilhar experiências e práticas pedagógicas inovadoras observadas durante o intercâmbio, fortalecendo o ensino da matemática e estimulando a permanência dos estudantes na escola. 

“Acreditamos no poder transformador da educação e no impacto direto que ela tem no desenvolvimento social e humano. Por isso, apoiamos iniciativas que promovam o conhecimento e valorizem o papel do professor”, destaca Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Timon. 

A atividade faz parte da parceria entre o Instituto Aegea e a OPMbr, que visa difundir as melhores experiências de ensino-aprendizagem observadas em países referência no ensino de matemática, como a China, líder mundial em desempenho no ranking PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). 

Durante o evento, o professor Rubens Lopes Netto apresentou os resultados de sua vivência acadêmica internacional, realizada com apoio do Instituto Aegea, MEC/CAPES e TEC UNESCO, destacando práticas de ensino que podem ser adaptadas à realidade brasileira. 

O workshop reforça o compromisso da Águas de Timon com o desenvolvimento humano e social nas cidades onde atua, integrando o eixo de Investimento Social e Responsabilidade Corporativa do Grupo Aegea. 

Projeto Pioneiros da Águas de Timon premia estudantes do Clodomir Millet por soluções sustentáveis 

Postado por [email protected] em 06/out/2025 -

Timon, 06 de uutubro de 2025- A Águas de Timon realizou nesta segunda-feira (06), a cerimônia de formatura da 7ª edição do Projeto Pioneiros. A iniciativa, voltada para alunos do ensino médio, tem como objetivo aproximar os estudantes do universo do saneamento básico, estimulando o senso crítico e a construção de projetos que impactem positivamente a comunidade.  A solenidade aconteceu no Centro de Ensino Clodomir Millet e marcou o encerramento de aprendizado e descobertas que envolveu 26 alunos da instituição.  

Durante quatro meses, os participantes vivenciaram de perto o funcionamento dos setores da concessionária e conheceram todas as etapas do ciclo da água e do esgoto. A imersão resultou em projeto com propostas reais de transformação para o dia a dia da comunidade timonense. 

O primeiro lugar ficou com os alunos Thalia da Silva Lima e Thomas Sutherland da Silva Brito , com o projeto “Óleo sustentável: Solução futura”. A ideia surgiu a partir das palestras do Pioneiros, que abordaram os impactos do descarte incorreto do óleo de cozinha na pia e nos ralos, causando o entupimento das redes e danos à estrutura e encanação. 

A dupla propôs a criação de oficinas e pontos de coletas nas escolas, onde o óleo usado seria transformado em sabão e velas aromatizantes, gerando renda e promovendo a conscientização ambiental desde a infância. O objetivo é unir sustentabilidade e educação, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. 

“Participar do Projeto Pioneiros foi um grande privilégio. Estou muito feliz e grato por mim e minha dupla termos conquistado o primeiro lugar, e, de certa forma, contribuído para a sociedade e o meio ambiente. Aprendi o quanto é importante conscientizar as pessoas sobre o descarte incorreto do óleo de cozinha e o impacto que isso tem na fauna e na flora” destaca Thomas Sutherland. 

Para Thalia da Silva, o aprendizado e o trabalho em equipe foram o que mais marcaram a experiência. “Antes, eu não imaginava que o óleo usado poderia ser reaproveitado de forma tão útil e sustentável. Ver que nosso projeto conseguiu conscientizar outras pessoas da escola e da comunidade foi o mais gratificante. Essa conquista mostrou que, quando acreditamos na ideia e trabalhamos com propósito, somos capazes de ir muito além do que imaginamos.” 

Durante a cerimônia o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Diecson Prado, ressaltou o papel do projeto na formação de jovens conscientes e engajados com o município. “O Pioneiros é um dos projetos mais transformadores da Águas de Timon, porque ele não traz apenas o aprendizado técnico, ele desperta nos alunos o senso de responsabilidade ambiental e mostra que o saneamento é um instrumento de cidadania. Ver o entusiamo e a dedicação destes jovens nos dá certeza de que estamos no sentido correto”. 

Em sete edições, o Projeto Pioneiros já beneficiou mais de 400 estudantes timonenses e se consolidou como uma importante ferramenta de educação ambiental e cidadania.