Arquivo de junho 15America/Sao_Paulo 2026

Mateusinho recebe novas etapas das obras de esgotamento sanitário 

Postado por [email protected] em 15/jun/2026 -

 
A Águas de Timon segue avançando com o cronograma de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Mateusinho. Entre os dias 15 e 20 de junho, equipes da concessionária estarão mobilizadas em diferentes pontos da região para executar novas etapas das obras que integram o processo de expansão do sistema de esgotamento sanitário no município. 

As intervenções contemplam a implantação de novos trechos da rede coletora, estrutura responsável por encaminhar o esgoto para tratamento adequado. A ampliação dessa infraestrutura é fundamental para fortalecer o sistema de saneamento da cidade e ampliar o acesso da população aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. 

Durante a execução dos trabalhos, os trechos contemplados pelo cronograma terão interdição total das 7h30 às 18h, período necessário para garantir a segurança das equipes e dos moradores. A concessionária orienta condutores e pedestres a observarem a sinalização instalada nos locais e, sempre que possível, utilizarem rotas alternativas. 

As intervenções fazem parte do cronograma de obras do SaneaMais Timon e integram o novo ciclo de investimentos iniciado pela concessionária em 2026 para ampliar a infraestrutura de esgotamento sanitário no município. Ao todo, serão implantados 47 quilômetros de novas redes coletoras, com investimento superior a R$ 33 milhões.   

Além dos benefícios para a saúde pública e para a preservação ambiental, a expansão da rede coletora contribui para a valorização do bairro e para a melhoria da qualidade de vida da população. 
 
Cronograma de obras – 15 a 20 de junho 
Bairro Mateusinho 

  • Rua Duque de Caxias 
  • Rua 06 
  • Rua Francisco Firmino de Sousa 
  • Rua Alameda Uirapuru 
  • Rua 800 
  • Rua 700 
  • Rua 750 
  • Rua Lourdes Carlos 
  • Rua 900 
  • Rua 650 
  • Rua Maria Carlos 

Águas de Timon amplia abastecimento no Parque Piauí com reforço de 30 mil litros de água

Postado por [email protected] em 12/jun/2026 -

Intervenção integra os R$ 6,5 milhões em investimentos do SaneaMais Timon e fortalece o sistema para o período de maior consumo na cidade

A Águas de Timon segue avançando com os investimentos do programa SaneaMais Timon e realizará, na próxima terça-feira (16), uma intervenção programada para interligar um poço ao sistema de abastecimento que atende os bairros Parque Piauí e São Benedito. A melhoria vai acrescentar cerca de 30 mil litros de água à capacidade operacional da região, ampliando a segurança hídrica e preparando o sistema para o período do B-R-O Bró, quando as altas temperaturas aumentam significativamente o consumo de água.

Para a execução do serviço, o abastecimento poderá ficar temporariamente suspenso entre 8h e 17h nos bairros Parque Piauí e São Benedito. A concessionária orienta os moradores a reservarem água antecipadamente e utilizarem o recurso de forma consciente durante o período da intervenção. Após a conclusão dos trabalhos, o fornecimento será retomado de forma gradativa.

A obra contempla a extensão e interligação de um poço à rede de distribuição, reforçando a oferta de água para os moradores da região e aumentando a estabilidade operacional do sistema.

“Todos os anos realizamos ações preventivas para preparar o abastecimento para o B-R-O Bró. Com a entrada em operação deste novo poço, ampliamos a disponibilidade de água e fortalecemos o sistema para atender a população com mais segurança e regularidade durante os meses de maior consumo”, destaca Maria Gabrielle, coordenadora de Operações da Águas de Timon.

SaneaMais Timon

A intervenção integra o SaneaMais Timon, programa que reúne R$ 6,5 milhões em investimentos voltados à ampliação e modernização da infraestrutura de saneamento da cidade. Entre as ações em andamento estão a construção do reservatório Alarico II, que ampliará a capacidade de reservação do município, além de melhorias nos sistemas de abastecimento e a expansão das redes de esgotamento sanitário em diferentes regiões.

Com as obras, a Águas de Timon reforça o compromisso de levar mais eficiência operacional, segurança hídrica e qualidade de vida para a população, acompanhando o crescimento da cidade e preparando a infraestrutura para os desafios dos próximos anos.

Cobertura de esgoto avança em Timon com novas obras no bairro Mateusinho 

Postado por aguasdetimon-qas-wp-admin em 10/jun/2026 -

As obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário seguem em andamento no bairro Mateusinho. Até o dia 13 de junho, equipes da Águas de Timon atuam em diferentes vias da região com a implantação de novas redes coletoras de esgoto, com interdição total dos trechos em obras das 7h30 às 18h. 

As intervenções integram o cronograma de obras do SaneaMais Timon e fazem parte do novo ciclo de investimentos iniciado pela concessionária em 2026 para ampliar a infraestrutura de esgotamento sanitário no município. Ao todo, serão implantados 47 quilômetros de novas redes coletoras, com investimento superior a R$ 33 milhões. 

Os investimentos dão continuidade aos avanços registrados no saneamento de Timon ao longo dos últimos anos. Há pouco mais de uma década, a cobertura de esgotamento sanitário na cidade era de apenas 3%. Atualmente, o índice alcança 51%, reflexo da ampliação contínua da infraestrutura e da expansão dos serviços. A meta é alcançar 70% de cobertura até 2028. 

Movimento Saneamento Salva 

O tema também ganhou destaque nesta semana com o lançamento do movimento nacional Saneamento Salva, iniciativa que busca ampliar a conscientização sobre os impactos do saneamento na saúde, na educação, na qualidade de vida e no desenvolvimento social.  

O movimento reúne dados, pesquisas e histórias reais que reforçam a importância do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para mais informações acesse o site: https://www.saneamentosalva.com.br/ 

Cronograma de obras – 9 a 13 de junho 

 Bairro Mateusinho  

  • Rua 700 
  • Rua 750 
  • Rua 1000 
  • Rua 1001 
  • Rua Lourdes Carlos 
  • Travessia Três 
  • Travessia São Marcos 
  • Rua São Sebastião 
  • Rua Alameda Planalto 
  • Rua Jasmin 

Teresina lança mobilização pelo saneamento com palestra de Drauzio Varella e adesão de 33 entidades

Postado por [email protected] em 09/jun/2026 -

A cidade de Teresina sediou nesta segunda-feira (8) o lançamento do movimento nacional Saneamento Salva, iniciativa do Instituto Aegea que busca ampliar o debate sobre a importância do saneamento básico para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento social. O evento reuniu cerca de 700 participantes e marcou a adesão de 33 instituições públicas, privadas e da sociedade civil ao movimento em defesa do avanço do saneamento no Piauí.

Entre os participantes estiveram representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Prefeitura de Timon, APPM, universidades, órgãos reguladores, entidades de classe e lideranças do setor. O evento também contou com a presença do embaixador do movimento Saneamento Salva, Dr. Carlos Portela.

A programação teve como destaque a palestra magna do médico Drauzio Varella, que abordou os impactos da falta de saneamento na saúde pública brasileira.

Saneamento e saúde pública

Durante sua participação, Drauzio relembrou a realidade vivida pelo país nas décadas passadas e destacou o papel fundamental do saneamento na redução da mortalidade infantil e no aumento da expectativa de vida da população.

O médico também ressaltou que as doenças relacionadas à falta de saneamento continuam sendo um desafio para o país, principalmente entre crianças.

“A falta de saneamento está relacionada principalmente às verminoses e às infecções gastrointestinais, que afetam especialmente as crianças. Eu ainda era menino quando ouvia que o grande problema da saúde pública brasileira era a falta de saneamento. Oitenta anos depois, continuamos discutindo o mesmo tema”, observou.

Ainda segundo Drauzio, os benefícios aparecem desde os primeiros investimentos realizados. “O saneamento, quando começa, já modifica a saúde pública. Não é preciso esperar a conclusão de todas as obras para perceber os resultados. À medida que as pessoas deixam de viver em condições inadequadas, os impactos positivos já começam a aparecer”, destacou.

Mobilização para transformar o Piauí

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, enfatizou que o Piauí vive um momento decisivo para a expansão dos serviços de saneamento.

“O mais importante é que o Piauí encontrou um caminho. Teresina e Timon já iniciaram esse trabalho e agora o Estado inteiro passa a fazer parte desse grande processo de transformação. São investimentos muito altos que virão para o Piauí e que vão exigir não apenas recursos e conhecimento técnico, mas também o envolvimento da sociedade”, afirmou.

Segundo ele, o movimento Saneamento Salva foi criado para aproximar o tema da população. “O brasileiro ainda fala muito pouco sobre saneamento, apesar de ser uma infraestrutura essencial para proteger a saúde e o meio ambiente. O Saneamento Salva existe para sensibilizar as pessoas e estimular esse debate, porque a participação da população é fundamental para o sucesso desses projetos”, explicou.

Avanços e metas para o estado

A diretora-presidente das concessionárias Águas de Teresina, Águas de Timon e Águas do Piauí, Lucilaine Medeiros, reforçou que a iniciativa busca unir diferentes setores da sociedade em torno de um compromisso coletivo.

“O objetivo é trazer para o centro do debate a importância do saneamento para a saúde, para a qualidade de vida, para a valorização imobiliária e para a dignidade das pessoas. Não basta apenas realizar obras. É preciso conscientizar a população sobre a importância de estar conectada aos sistemas para que possamos proteger os mananciais, reduzir doenças e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Lucilaine destacou ainda os avanços já alcançados em Teresina. “Os serviços de abastecimento de água já estão universalizados na capital e a cobertura de coleta e tratamento de esgoto saiu de 19% para cerca de 60%. Além disso, Teresina se tornou destaque nacional na redução das perdas de água, alcançando índice de 19,55%, um dos melhores do país”, ressaltou.

Para os próximos anos, a meta é ampliar ainda mais a cobertura dos serviços. “Em Teresina, vamos buscar a universalização no menor prazo possível. Em todo o Piauí, a meta é universalizar o abastecimento de água até 2033, inclusive nos aglomerados rurais, e garantir o esgotamento sanitário para toda a população até 2040”, explicou.

Plataforma reúne dados e estudos

O movimento Saneamento Salva conta com uma plataforma digital que reúne dados, estudos e informações sobre os impactos do saneamento na saúde, educação, economia e qualidade de vida, fortalecendo a conscientização da população sobre um dos principais desafios de infraestrutura do país.

Cenário reforça urgência do debate

A mobilização ocorre em um cenário que reforça a urgência do tema. Dados apresentados durante o evento mostram que o Brasil registrou, em 2024, cerca de 344 mil internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado. Estudos também apontam que a universalização dos serviços poderia evitar mais de 86 mil internações por ano, evidenciando os benefícios sociais e econômicos da ampliação do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto.

Mais informações sobre o movimento Saneamento Salva, incluindo dados, pesquisas e conteúdos sobre os impactos do saneamento na saúde e na qualidade de vida, estão disponíveis em www.saneamentosalva.com.br.

Instituto Aegea lança em Teresina o movimento nacional Saneamento Salva

Postado por [email protected] em 08/jun/2026 -

Teresina sediará, no dia 8 de junho, o lançamento do movimento Saneamento Salva, iniciativa que busca mobilizar a sociedade e fortalecer o compromisso coletivo pelo avanço do saneamento no Piauí. O evento, que será realizado no Theresina Hall, contará com palestra do médico Drauzio Varella, referência nacional em saúde pública, e deve reunir cerca de 700 participantes, incluindo representantes de 33 entidades que assinarão uma carta de compromisso em defesa do desenvolvimento do setor.

Estão confirmadas as presenças de representantes do Governo do Estado do Piauí, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da Prefeitura de Teresina, da Prefeitura de Timon, além da diretora-presidente das concessionárias Águas de Teresina, Águas de Timon e Águas do Piauí, Lucilaine Medeiros, e do presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos. Também participarão instituições privadas, órgãos públicos, entidades de interesse social, secretarias estaduais e municipais e agências reguladoras, reforçando o caráter multissetorial da iniciativa.

O Saneamento Salva é um movimento nacional de mobilização e conscientização que busca ampliar o debate sobre a importância do saneamento para a saúde, a educação, a qualidade de vida e o desenvolvimento social. A programação inclui a apresentação das diretrizes do movimento, reflexões sobre os impactos do saneamento na vida da população e a formalização da carta de compromisso pelas entidades participantes.

A mobilização ocorre em um contexto que reforça a urgência do tema. Em 2024, o Brasil registrou 344 mil internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado, enfermidades que poderiam ser evitadas com acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto. Estudos apontam que a universalização dos serviços teria potencial para evitar mais de 86 mil internações por ano. Outro indicador revela a dimensão do desafio nacional: 46,3% das moradias brasileiras ainda convivem com algum tipo de privação de saneamento básico, evidenciando a necessidade de ampliar os investimentos e acelerar a expansão dos serviços no país.

Movimento Saneamento Salva
O Saneamento Salva dispõe de uma plataforma digital que reúne dados, estudos, indicadores e histórias reais que ajudam a dimensionar os impactos do saneamento na saúde, na educação, na economia e na qualidade de vida da população. O conteúdo também apresenta pesquisas, artigos de especialistas e casos concretos que evidenciam como o acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto contribui para o desenvolvimento sustentável das cidades. Mais informações estão disponíveis em www.saneamentosalva.com.br. e também nas redes sociais.

Por trás das obras, um impacto ambiental duradouro: Timon já trata 3,8 milhões de litros de esgoto por dia 

Postado por [email protected] em 05/jun/2026 -

Avanço do saneamento em Timon contribui para a proteção dos recursos hídricos e para a construção de uma cidade mais sustentável 

Tubulações instaladas sob as ruas, estações elevatórias em operação e quilômetros de rede em expansão nem sempre aparecem nas discussões sobre meio ambiente. No entanto, são estruturas como essas que ajudam a reduzir a contaminação do solo e dos recursos hídricos, contribuindo para a preservação ambiental e para a qualidade de vida da população. 

No Dia do Meio Ambiente (05/06), a Águas de Timon destaca como os avanços do saneamento básico têm contribuído para transformar a realidade do município. Há pouco mais de uma década, a cobertura de esgotamento sanitário na cidade era de apenas 3%. Hoje, esse índice alcança 51%, resultado de investimentos contínuos na ampliação da infraestrutura e na universalização dos serviços. 

Atualmente, cerca de 3,8 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente em Timon. O sistema conta com quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 15 Estações Elevatórias, estruturas responsáveis por garantir que os efluentes recebam o tratamento adequado antes de retornarem ao meio ambiente. 

Em 2026, a concessionária iniciou um novo ciclo de investimentos voltado à expansão do esgotamento sanitário. Ao todo, serão implantados 47 quilômetros de novas redes coletoras, com investimento superior a R$ 33 milhões. As obras fazem parte do planejamento que prevê a ampliação da cobertura de esgoto para 70% até 2028. 

Para a diretora presidente da Águas de Timon, Lucilaine Medeiros, os benefícios do saneamento vão além da infraestrutura urbana. “Quando falamos sobre meio ambiente, muitas vezes pensamos apenas em áreas verdes, rios e lagoas. Mas existe uma estrutura essencial para a preservação desses recursos que nem sempre é visível. O saneamento tem papel fundamental nesse processo. Cada avanço na coleta e no tratamento de esgoto representa mais proteção para os recursos naturais e mais qualidade de vida para a população.” 

Além da expansão da rede de esgoto, a Águas de Timon também segue investindo em melhorias na infraestrutura de abastecimento. Entre as ações em andamento está a construção do reservatório Alarico II, que terá capacidade para armazenar 2,4 milhões de litros de água e reforçará a segurança operacional do sistema. 

Os avanços registrados nos últimos anos demonstram que o saneamento é um aliado importante da preservação ambiental. Mais do que obras e intervenções urbanas, os investimentos realizados hoje contribuem para a construção de uma cidade mais sustentável, preparada para enfrentar os desafios do futuro e garantir melhores condições de vida para as próximas gerações. 

Semana mobiliza comunidades e estudantes em Timon 

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Águas de Timon promoveu uma série de atividades voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento do relacionamento com as comunidades atendidas.  

A programação teve início com ações do programa Saúde Nota 10 e atividades de voluntariado para implantação de mudas e horta comunitária na Escola Bela Flor II. Ao longo da semana, estudantes também participaram de visita técnica à horta comunitária da EMEF Marechal Vieira, de sessões do Cine Águas e da Feira do Empreendedor, realizada em parceria com lideranças comunitárias do Miguel Arraes.  

Para o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Diecson Prado, as ações reforçam a importância de aproximar o saneamento da população. “A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de fortalecer o diálogo com as comunidades e mostrar que a preservação ambiental também passa por atitudes do dia a dia. Por meio de atividades educativas, visitas técnicas e ações comunitárias, buscamos incentivar a participação da população na construção de uma cidade mais sustentável”.