Os alunos do ensino médio da rede pública de Timon apresentaram trabalhos voltados para a melhoria do saneamento básico no município. A ação fez parte do ‘Pioneiros’, projeto realizado pela Águas de Timon, com o intuito de combater a evasão escolar e apresentar os estudantes ao mercado de trabalho. A solenidade de encerramento aconteceu nesta sexta-feira (20) e contou com a distribuição de prêmios aos 11 participantes.

Os estudantes foram divididos em duplas e, ao longo de 45 dias, vivenciaram todos os setores da empresa, por meio de workshops, palestras, visitas técnicas e outras atividades. Com o auxílio de um tutor, eles elaboraram seus projetos sobre o saneamento com os mais variados temas, como tratamento e distribuição de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos.

“Participar do ‘Pioneiros’ mudou a minha maneira de pensar e agir, porque hoje eu sou uma cidadã muito mais consciente e responsável pelo bom uso dos recursos naturais. Conhecer melhor as ações desenvolvidas pela Águas de Timon foi muito gratificante e eu tenho orgulho de ter feito parte desse projeto”, avalia a estudante do Centro de Ensino Clodomir Millet, Maria Clara Lima da Silva.

Ela foi responsável pela elaboração de um dos três melhores projetos e está concorrendo ao prêmio nacional com os melhores trabalhos das demais concessionárias do Brasil. Esse evento de premiação será realizado em São Paulo e os escolhidos terão direto a um acompanhante e todas as despesas pagas.

“O Pioneiros é um projeto muito importante porque também atua na qualificação dos alunos do município e oferece oportunidades de emprego, visto que parte desses alunos ingressou como jovem aprendiz na empresa. Durante o período em que os estudantes participaram do projeto, eles receberam suporte de todas as áreas e puderam conhecer de perto o dia a dia de uma concessionária de saneamento. Acredito que eles sairão daqui mais confiantes de que são capazes de conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, finaliza o diretor presidente da Águas de Timon, Cleyson Jacomini.

Sanear é Viver
Durante o evento, a Águas de Timon também premiou os participantes do programa Sanear é Viver, que visa valorizar os educadores do município. Ao longo do ano, os professores participantes inseriram o saneamento básico em seus planos de aula, como forma de incentivar a educação ambiental. Os professores que garantiram o primeiro, segundo e terceiro lugar foram, respectivamente: Raul Ferreira de Miranda, Juliana de Sousa e Flávio Adriane.