A Águas de Timon realizou, na quinta-feira (5), mais um encontro do Programa Afluentes, reunindo lideranças comunitárias e gestores da concessionária para juntos discutirem os serviços prestados pela empresa e apresentarem sugestões. Nesta edição, a reunião contou com a participação do Presidente da Agência Reguladora de Timon (AGERT) Marco Antônio e dos estudantes que integram o Projeto Pioneiros, outra ação da Águas de Timon para estimular a cidadania.

Durante a reunião, foram repassadas informações importantes sobre as próximas obras que serão executadas na cidade maranhense para ampliação e melhoria no fornecimento de água tratada. Trata-se de adutoras que irão dar mais vazão à água produzida e aumentar a disponibilidade para a população, conferindo segurança ao sistema. Além disso, as lideranças apresentaram demandas específicas de seus respectivos bairros e a concessionária analisará cada ponto abordado se comprometendo a dar retorno aos líderes.

“A gente está sempre buscando essa aproximação com as comunidades através de seus líderes comunitários para que eles levem todas as informações sobre os serviços que prestamos. Nessa fase que vamos iniciar obras importantes como as adutoras, que vão interferir no trânsito, por exemplo, é importante comunicar os moradores. Prezamos pela transparência nas informações”, destacou Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon.

Por meio do programa Afluentes, a Águas de Timon estabelece um atendimento personalizado às lideranças comunitárias, realizado pela equipe de Projetos Socioambientais. As ações do programa incluem: visitas às associações de moradores; palestras nos bairros; e encontros com representantes da concessionária. Os líderes são convidados para participar de eventos importantes para a comunidade às quais representam, como lançamentos e inaugurações de obras.

Para Erivan Sousa, presidente da Associação de Moradores da Vila Angélica, as reuniões são ótimas oportunidades para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. “A gente, enquanto representante da comunidade, só tem a agradecer por momentos como esses. É importante a gente ter as informações para passar lá na comunidade”, falou.

Os estudantes do Programa Pioneiros puderam acompanhar as demandas apresentadas pelos líderes, uma oportunidade para que planejem um projeto voltado para a melhoria do saneamento básico nos bairros de Timon. Os jovens que participam do programa passarão 45 dias vivenciando todos os setores da Águas de Timon, por meio de workshops, palestras, visitas técnicas e outras atividades, permitindo que eles aprendam sobre as diferentes áreas e sobre os serviços de infraestrutura e saneamento.