Enriquecer o conhecimento do colaborador significa investir em sua carreira. O resultado reflete na melhoria do trabalho desenvolvido. É por isso que as empresas do grupo Aegea buscam a satisfação de seus funcionários através da educação, o que impacta positivamente na qualidade dos serviços prestados à população. No Nordeste, a companhia opera através da Águas de Timon e Águas de Teresina, cidades do Maranhão e Piauí, respectivamente. As concessionárias contam com a Academia Aegea, iniciativa corporativa que oferece cursos e treinamentos para desenvolvimento profissional de funcionários. As unidades somam 17.556 horas em treinamentos realizados, equivalentes a mais de dois anos ininterruptos de capacitação.

“Conhecimento ninguém tira de você. Nós não treinamos as pessoas para a empresa, nós treinamos as pessoas para a vida. Quando uma pessoa aprende ou conhece algo que não conhecia, ela se torna alguém com repertório melhor, um profissional mais qualificado e, com certeza, a gente tem um resultado muito melhor na nossa vida quando nos dispomos a investir em nós mesmos”, destaca Danilo Fernando Olegário, gerente de educação corporativa da Aegea.

A Academia Aegea oferece cursos e treinamentos voltados não só para os principais processos dos serviços prestados pelas concessionárias, mas também para o aprimoramento de outras habilidades inerentes ao crescimento pessoal. Dentre os cursos disponíveis, estão: Inglês Fácil, Excel Corporativo, Engenharia, Informática Básica,
Matemática Financeira, Matemática Básica, Administração do Tempo, Gestão do Conhecimento, Gestão de Projetos, entre outros.

Aplicativo – O desafio de desenvolver e capacitar trabalhadores é intensificado por questões geográficas. A companhia está presente em 49 municípios e em 11 estados brasileiros. Existente desde 2014, a Academia Aegea passou, atualmente, a adotar também o modelo digital, tornando-se mais moderna e acessível. Cerca de 4.300 colaboradores têm na palma da mão a oportunidade de capacitação. Cursos online e aplicativo facilitam o acesso ao desenvolvimento profissional. Incentivar o colaborador a ser protagonista de sua carreira, através da retomada ou do início dos estudos, integra os objetivos da Academia Aegea.

“A Academia Aegea é uma plataforma interativa pensada para integrar as melhores soluções em tecnologias educacionais porque, por meio delas, o colaborador é estimulado a ser o protagonista de seu desenvolvimento”, completa Danilo Olegário.

Allan Antunes, analista do setor de cadastro técnico da Águas de Teresina, vê o saber como um ativo importante da organização. “Nos ajuda na reciclagem do nosso currículo, o deixa mais rico. Assim, podemos ter mais possibilidade de novas experiências em outras atividades e melhorar as que fazemos atualmente”, avalia.

Trilha do aprendizado – Criada para aliar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores às competências organizacionais da companhia, a “Trilha do aprendizado” disponibiliza, a cada mês, um novo curso no portal da Academia Aegea. Conforme as atividades são realizadas, o colaborador avançará na trilha, traçando seu próprio caminho de conhecimento e evolução. Entre as 12 temáticas previstas para este ano, constam: ética; redes sociais – sua imagem digital; gestão financeira pessoal e produtividade com Outlook.

“Com a trilha do aprendizado, a Academia Aegea avança mais um passo importante na construção do conhecimento, de forma planejada e alinhada às estratégias da companhia e, ao mesmo tempo, com foco no colaborador”, afirma Liriane Celante, diretora de Educação Corporativa da Academia Aegea.

Natália Frota, responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, utiliza o aplicativo e está atenta aos cursos disponibilizados. “As temáticas são atrativas e bem diferentes do que já estamos habituados a ver em capacitações corporativas, porque os conteúdos também são voltados ao crescimento pessoal. Me interessei pelo curso de Ética, ministrado por Mário Sérgio Cortella, porque já o acompanho e me interesso muito pelas suas ideias. Todos os meses já fico na expectativa do próximo curso”, comenta.