Cuidar do meio ambiente é garantir uma vida plena para as gerações futuras. Sabendo disso, a Águas de Timon, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), realizou o plantio de mudas com os alunos da Escola Raimunda de Carvalho Sousa Mundoca, localizada no bairro Parque Alvorada. A ação aconteceu na manhã de hoje (04) e marcou o início das atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05).

“A gente tem muitas árvores lá em casa e eu adoro comer manga direto do ‘pé’. Hoje eu tive a oportunidade de aprender a plantar direitinho e vou ensinar aos meus pais, porque, além de ser uma fonte de alimento, as árvores ainda ajudam na qualidade do nosso ar”, reconheceu o aluno Eduardo Ribeiro, de 10 anos.

As crianças realizaram o plantio de 30 mudas ao redor da escola, sendo arbóreas e frutíferas, como acerola, cajá, ata, manga e caju. Elas foram orientadas pelo técnico ambiental da SEMMA, Rafael Marques, que esclareceu as técnicas de plantio. “Hoje nós complementamos o conhecimento que os alunos já adquirem no colégio, além de trazer algumas dicas de plantio. Uma curiosidade é que eles mantenham a distância de três metros para cada muda, para que a árvore consiga sobreviver na idade de maturidade, considerando a extensão de suas raízes”, explicou.

Durante a atividade, os alunos aprenderam como tratar o solo e regar as mudas, além da importância de arborizar o meio em que vivem. “Nós temos uma responsabilidade ambiental e realizamos ações sociais rotineiramente. Mas essas datas especiais são ainda mais importantes para conscientizar os moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente. Acredito que a ação de hoje serviu para tornar as crianças verdadeiros multiplicadores da sensibilização ambiental”, declara Natália Frota, responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon.

Ainda em comemoração à data, a Águas de Timon participará da I Semana Municipal do Meio Ambiente, que tem o tema “Educação Ambiental para uma vida Saudável”. A concessionária ministrará uma palestra no próximo dia 13, às 16h, sobre a gestão de recursos hídricos. A ação acontecerá na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Timon, é gratuita e aberta ao público.