Há quatro anos, a Águas de Timon vem mudando a realidade da cidade. A empresa já aplicou mais de R$ 77 milhões em melhorias no sistema de água e esgoto de Timon, no Maranhão. A grande conquista ocorreu ainda no primeiro ano de operação, quando comunidades que não possuíam água tratada passaram a ter fornecimento regular. Desde então, 100% da zona urbana recebe água com qualidade e regularidade.

O morador do bairro Parque União, Vandilson Pereira, é natural de Timon, mas passou um tempo fora do estado. Quando voltou ao município, há dois anos, comemorou as melhorias. “Eu lembro que antes faltava água com muita frequência e a gente vivia enchendo baldes e bacias. As mudanças são visíveis e bastante satisfatórias porque agora não falta mais água nas torneiras”, avalia.

Dentre as ações realizadas, a Águas de Timon implantou 66 mil metros de novas redes; construiu a Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, com capacidade para tratar 180 mil litros de água por hora; reformou e modernizou 41 sistemas de tratamento; substituiu 40 bombas e automatizou 40 painéis elétricos. Todos os sistemas de abastecimento são monitorados à distância, 24h por dia, através do Centro de Controle e Operações – CCO.

Os benefícios não param por aí e a empresa já se prepara para o lançamento das obras de esgoto, por meio do programa Timon Saneada 2. Até 2026, 100% do esgoto da zona urbana da cidade será tratado. Para isso, os investimentos, ao longo dos 30 anos do contrato de concessão, serão de aproximadamente R$ 207 milhões.

“Realizamos a universalização do abastecimento de água tratada no município e o nosso grande foco é seguir cumprindo com nossas metas e oferecendo serviços de qualidade aos moradores. Para os próximos anos, iremos intensificar as ações de esgotamento sanitário, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos timonenses”, destaca o diretor executivo da Águas de Timon, Diego Dal Magro.

A concessionária ainda realiza um trabalho diretamente ligado à população, fortalecendo o vínculo com os moradores. Em quatro anos de atuação, a concessionária já beneficiou mais de 3.500 famílias com a Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda.

“Nós entendemos que, quanto mais pessoas forem atendidas com o benefício, mais promoveremos a melhoria da qualidade de vida dos timonenses. Então essa é a nossa principal motivação: contribuir para que a população tenha mais dignidade e saúde. Além disso, também realizamos ações sociais com o intuito de fomentar a educação ambiental e promover o consumo consciente, através dos programas Saúde Nota 10 e Sanear é Viver”, declara a responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Natália Frota.